Osofá de couro é o queridinho no mundo da decoração. Por ser uma peça muitíssimo elegante e versátil, que cabe em diferentes estilos de sala ou quartos, e utilização de tipos de pés variáveis (madeira, ou metal), o sofá de couro é um móvel que sempre aparece nas salas (seja as mais clássicas, ou as mais modernas).
Mas a dúvida que aparece ao decidir trazer para sua decoração é em relação ao revestimento – qual couro usar: natural ou opções sintéticas que imitem o couro? Então nós fizemos um apanhado de informações para facilitar sua vida na hora de decidir qual a opção que mais se adapta a sua demanda.
O couro natural chama atenção por sua durabilidade, é uma peça impositiva e clássica, é usada em sua coloração natural (tons de marrom), e também pode ser tingido(geralmente cores escuras). Combina com móveis em madeira, dos mais clássicos aos mais inovadores, funcionando muito bem para quartos e salas. É um revestimento que tem um cheiro muito natural, e também é utilizado por pessoas que não conseguem utilizar tecidos por reações alérgicas.
Para além de toda essa versatilidade de uso que é o ponto alto da peça, os sofás de couro demandam cuidados específicos. Para esse tipo de revestimento é necessário a hidratação com produtos próprios entre 6 a 12 meses, para evitar rachaduras e para manutenção do brilho; também deve se evitar locais abertos, tanto pela umidade que pode acarretar em mofo, quanto para a locais com excesso de luz ou calor, pois danificam o couro; para a limpeza, deve se utilizar um pano úmido mais para seco.
Existe uma gama de tecidos sintéticos que imitam o couro, também por não ser de origem animal, que para muitos é uma questão a ser levada em conta. Entre as vantagens de se optar por uma opção sintética é a facilidade na limpeza, a maior resistência a umidade é uma vantagem a ser considerada; donos de pet podem se beneficiar de tecidos mais resistentes às unhas dos felinos que o couro. Para área externa existem opções que são resistentes a água.
Os pontos baixos dos tecidos sintéticos a serem levados em conta residem principalmente no cheiro e reações alérgicas. Por algumas opções utilizarem PVC e outros plásticos em sua composição, são descartados para crianças que possuem histórico de alergia, podendo inclusive ter cheiros tóxicos. Quer saber mais sobre sofás? deixe seu comentário aqui no nosso blog e confira nossas redes sociais. <3
Comentários deste post