Como saber qual a taça certa para cada bebida? Os especialistas explicam que cada bebida deve ser servida na taça apropriada para que seja apreciada da forma correta, para atingir a harmonização completa pretendida desde o processo de fabricação da bebida. Separamos aqui uma seleção das taças corretas para cada bebida, para você aprender e não ficar em dúvida mais.
Existem taças para água dos mais variados tipos, o que faz esta a mais difícil de se identificar. Geralmente, ao montar um jogo de taças, devemos pensar na para água como a maior das taças, mas é algo bem pessoal. Em jantais formais, ela será a primeira taça.
O vinho esta entre as bebidas mais apreciadas do mundo, e com certeza a taça correta fará toda diferença na hora de degustar o vinho perfeito. Dentre as variadas taças especificas existentes para vinhos tintos, duas se sobressaem: A Bourdeaux e a Bourgogne
As taças do modelo Bordeaux possuem a parte em que o vinho é abrigado (bojo) maior, tem como principal função abrigar vinhos mais encorpados. É feita com o bojo grande, porém, com a borda um pouco mais fechada para evitar o desperdício de aroma. Exemplos de vinhos servidos nesta taça são os feitos com uvas syah, merlot e cabernet sauvignon. Essa taça é projetada para que os toques frutados do vinho cheguem ao paladar primeiro que o amargor (laterais da língua) presente nesses tipos de vinho .
Já as taças Bourgogne são projetadas para existir ação do ar com os aromas do vinho, tendo o bojo feito com tamanho maior se comparado aos modelos de taça Bordeaux. Os vinhos mais complexos, aromáticos e concentrados demandam esse tipo de taça; a maioria dos vinhos franceses que demandam esta taça são produzidos com as uvas Pìnot Noir e Chardonnay, que são tipos muito delicados e sutis.
Para Vinho Branco e Rosé, como são vinhos consumidos em temperaturas mais amenas, as taças são feitas para serem menores evitando assim com que o vinho esquente e perca aroma e sabor. O bojo da taça é menor, e a haste mais longa. Existem taças especificas para cada um, porém, não é incomum que se utilize a mesma devido as semelhanças no estilo da taça.
O Conhaque é uma bebida que precisa reagir com o calor para que se atinga as notas de sabores almejadas, por isto, a taça é feita com a haste e o bojo bem próximos, para que o calor das mãos possa aquecer. Muitos amantes de conhaque fazem o uso do aquecedor para que se alcance a temperatura correta.

Comentários deste post